Vans leves Citroën Jumpy e Peugeot Expert aliam Design Moderno e capacidade de carga.
A nova geração dos utilitários Citroën Jumpy e Peugeot Expert estão sendo construídos sobre a plataforma modular EMP2, a mesma plantaforma que serve de base para a segunda geração dos veículos C4 Picasso e do Peugeot 308 que circulam na europa. Neste novo projeto do Grupo PSA, o principal objetivo é aliar dirigibilidade de um automóvel de passeio com uma grande capacidade de carga.
Para os modelos da Peugeot as configurações de comprimento da carroceria são nomeados como Compact, Standard e Long, enquanto estas mesmas configurações são chamadas de Xs, M e XL nos veículos da Citroen.Três medidas de comprimento: 4,60, 4,95 e 5,30 metros estão disponíveis nas duas vans. Seja qual for o tamanho a integridade das partes mecânicas é garantida graças à modularidade da plantaforma. O motor é claro, diesel de acordo com as normas Euro 6. Com câmbio manual ou automático de seis velocidades, três versões de motores são disponibilizadas: 1.6 com opção de 95, 115 e 120 cv de potência ou 2.0 com 150 ou 180 cv de potência.
De um simples furgão, que podem transportar 1,4 toneladas e com um volume de 6,6 m3 às vans de luxo, os novos modelos podem ser configuradas como verdadeiros escritórios executivos com assentos individuais. A altura limitada a 1,90 m torna os novos modelos excelentes opções para os estacionamentos subterrâneos modernos. Com comprimento de 4,6 m e um giro de 11,30 m da versão mais curta, deixam as novas vans completamente adaptadas ao centros urbanos.
Uma tela de 7 polegadas integrada no painel de instrumentos pode mostrar um ângulo de 180 graus através de uma câmera de ré. Ainda para favorecer a visibilidade nas manobras a posição de condução aumentou em 11,3 cm e a frente recuou 9,5 cm em comparação às versões anteriores.
Falando de conforto
Com exceção da terceira fileira, até as versões mais básicas, tanto do Peugeot Expert quanto da Citroen Jumpy proporcionam um nível de conforto satisfatório para seus ocupantes. Se o objetivo da plataforma EMP2 do Grupo PSA era aproximar os utilitárioa ao conforto de um carro de passeio pode-se dizer que o objetivo foi alcançado.
Para o motorista o conforto também é satisfatório, a sensação em movimento é a de se estar conduzindo um veículo sedã. De seu assento a percepção do tamanho do automóvel é tranquila. Graças ao isolamento acústico do motor o ruído que prevalece é o do rolamento do pneus deslizando sobre a pista de rolamento mas nada que incomode o condutor do veículo.
Fonte: Massimo Cortesi (Infomotori.com/Itália)
Fotos: Divulgação